MUSEU MINEIRO

Belo Horizonte | MG

O acervo do Museu Mineiro é composto por várias coleções, com uma variedade de tipologias que vão desde objetos pré-históricos até arte contemporânea, passando pela arte sacra barroca, objetos históricos, pintura acadêmica e moderna, dentre outros itens referentes à história e à produção cultural e artística mineiras.

Coleção Arquivo Público Mineiro

A coleção reúne peças históricas e obras de arte que foram reunidas ao longo de décadas pelo Arquivo Público Mineiro desde a inauguração do órgão, visando a criação do Museu Mineiro.

Itens mais vistos

Clique aqui para ver a coleção completa

Coleção Amigas da Cultura

Coleção composta por 44 peças, em sua maioria formada por itens de arte sacra, doadas em 2021 ao Museu Mineiro pela Associação Amigas da Cultura. Após quase 70 anos de existência, a Associação Amigas da Cultura decidiu, em 2019, encerrar suas atividades e doar o lote do seu acervo formado pela Coleção de Imaginária Mineira e peças de prata para o Museu Mineiro, permitindo a democratização do acesso aos bens culturais de que eram proprietárias.

Museu Mineiro

O Museu Mineiro tem como essência a guarda, conservação e exposição de objetos históricos e artísticos que têm o objetivo de representar, discutir e difundir a cultura mineira. O museu busca aprofundar os conhecimentos e expandir a consciência dos cidadãos sobre a história e a cultura de Minas.


Horário de Funcionamento:
Terça-Feira à Sexta-Feira: 12h às 19h
Sábados, domingos(quinzenalmente) e feriados: 11h às 17h.
Segunda Feira: Fechado

E-mail: museumineiro@secult.mg.gov.br

Telefone:
(31) 3501-5326

Capacidade:
Salas expositivas: Aproximadamente 100 pessoas para visitação
Sala das Sessões: 60 pessoas sentadas

Avenida João Pinheiro, n° 342, Funcionários, Belo Horizonte/MG

Siga-nos nas redes sociais