MUSEU DOS MILITARES MINEIROS

Belo Horizonte | MG

O acervo do Museu dos Militares Mineiros foi constituído a partir da coleção formada pelo Padre Luís De Marco, antigo capelão dos militares, que recolhia objetos com o objetivo de recontar a história da corporação. O resultado deste trabalho acumulou conhecimentos que serviram como referência às escolas de formação militares.

A Polícia e o Corpo de Bombeiros Militares disponibilizaram mais de 800 objetos que constituem o expressivo acervo do Museu dos Militares Mineiros. O conjunto é composto por equipamentos, indumentárias, insígnias, armas, documentos e fotografias, além de valiosos relatos de militares e da população sobre o inestimável serviço prestado por essas corporações à sociedade mineira.

Coleção: Uniformes Militares

Os uniformes são uma categoria de vestuário utilizada por um determinado grupo, identificando-o. Os uniformes militares servem de proteção ao usuário. Além de preservar as tradições, trabalham a autoestima, fortalecendo a hierarquia e a disciplina. Sua função básica é igualar e anular diferenças, possibilitando uma identificação imediata, comunicando a função e posição perante a sociedade. As insígnias fazem parte dos uniformes militares, indicando os diferentes postos de comando das corporações. As condecorações são símbolos também utilizados nos uniformes, concedidos em reconhecimento por atos heroicos ou significativos prestados.

Polícia Militar do Estado de Minas Gerais

Clique aqui para ver a coleção completa

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais

Clique aqui para ver a coleção completa

Coleção: Bandas de Música

A música está presente no militarismo. Os músicos de tropa cumprem papel na comunicação interna no dia-a-dia dos quartéis. No Brasil, as bandas militares surgiram na virada do séc. XVIII para o XIX, cumprindo duas funções: simbólica, como “brasão sonoro da monarquia”, e estrutural, promovendo a prática musical entre a população civil.
A primeira Banda da Brigada Policial originou-se em Diamantina em 1927, denominada Banda de Música da Companhia dos Sapadores Bombeiros de Minas Gerais.
O setor musical da PMMG e do CBMMG mantém papel identitário, resgatando suas tradições e trazendo uma visão humanizada do indivíduo militar.

Itens Mais Vistos

Clique aqui para ver a coleção completa

O Museu dos Militares

Inaugurado em 2014, o museu reúne, conserva e exibe o acervo histórico e cultural das corporações militares de Minas Gerais. Está instalado em um casarão construído no início do século XX com características do estilo eclético. Anteriormente o edifício foi sede do Tribunal de Justiça Militar.


Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 11h às 17h
Sábados, Domingos e Feriados: Fechado

E-mail:
museumilitares@secult.mg.gov.br

Telefone:
(31) 99160-1314

Rua dos Aymorés, 698 – Funcionários – Belo Horizonte/MG

Siga-nos nas redes sociais