MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA

Cordisburgo | MG

As coleções do acervo do Museu Casa de Guimarães Rosa foram formadas, em sua maior parte, através de doações da família Guimarães Rosa, como sua filha Vilma Guimarães Rosa Reeves e a segunda esposa do escritor, D. Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, e também por doações de pessoas beneméritas, entidades e através de compra de acervo. As principais coleções são: Coleção Família Guimarães Rosa, Coleção Pedro Moreira Barbosa, Coleção Ministério das Relações Exteriores, Coleção Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, Fundo pessoal João Guimarães Rosa, Fundo Documentos, Fundo Fotografias, Fundo Objetos, Fundo Expositivo.

Coleção Bibliografia de JGR

A coleção é composta por primeiras edições e obras raras. Algumas edições – como os livros Sagarana, Corpo de Baile, Grande Sertão: Veredas e Tutaméia – possuem dedicatórias do escritor aos seus pais. Dentre as obras raras destacam-se: Campo Geral – edição Cem Bibliófilos do Brasil, com ilustrações de Djanira, 1964; A Hora e a Vez de Augusto Matraga – Confraria Bibliófilos Brasileiros, 1996; e Rosa Centenário – Três Contos de Sagarana – Confraria dos Bibliófilos do Brasil, 2008. Nesta coleção destaca-se, ainda, o livro Grande Sertão: Veredas que foi traduzido para o Alemão, Dinamarquês, Tcheco, Holandês, Catalão, Espanhol, Italiano e Francês.

Itens mais vistos

Clique aqui para ver a coleção completa

Coleção de objetos de JGR

Esta coleção é composta por objetos que fazem parte do cotidiano de Guimarães Rosa, como sua coleção de gravatas borboletas; sua maleta de médico, referente ao período em que exerceu a Medicina em Itaguara/ MG; objetos de escritório referentes à carreira diplomática e de escritor, tais como sua máquina datilográfica, escrivaninha etc. Destacam-se, ainda, na coleção, a Condecoração de Honra ao Mérito da República Federal Alemã referente ao período em que foi cônsul adjunto na Alemanha e o Prêmio Paula Brito – Gutemberg – recebido em decorrência do lançamento do livro Grande Sertão: Veredas.

Itens mais vistos

Clique aqui para ver a coleção completa

Museu Casa Guimarães Rosa

Inaugurado em 30 de março de 1974 na casa onde Guimarães Rosa nasceu e passou sua infância em Cordisburgo, o Museu foi concebido como centro de referência da vida e obra do escritor. Possui uma coleção de aproximadamente 700 documentos, objetos de uso pessoal e fragmentos rurais do sertão mineiro.


Horário de Funcionamento:
Segunda: 12h às 17h
Terça-feira a domingo: 09h30 às 17h.

E-mail:
museuguimaraesrosa@secult.mg.gov.br

Telefone: (31)9160-1817

Rua Padre João, 744, Centro, Cordisburgo MG

Siga-nos nas redes sociais