MUSEU CRÉDITO REAL

Juiz de Fora | MG

O acervo do Museu do Crédito Real é constituído por duas grandes coleções: “Objetos Pecuniários”, que trata dos itens de numismática nacional e internacional; e “História Bancária”, com temática relativa à vivência bancária e à história do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, instituição pioneira no Estado.

Coleção Objetos Pecuniários

A coleção “Objetos Pecuniários” do Museu do Credito Real subdivide-se em duas temáticas principais: numismática nacional e internacional. A primeira temática, numismática nacional, reúne moedas e cédulas que abrangem os períodos do Brasil Colônia, Brasil Reino-Unido, Império e República, com todas as mudanças cambiais e alterações dos padrões monetários. Já a segunda temática, numismática Internacional, reúne cédulas e moedas de vários países, com destaque para uma moeda datada de 230 d.C. – “Sestércio” – e para uma coleção de Notgeld – cédulas de emergência alemãs.

tens mais vistos

Clique aqui para ver a coleção completa

Coleção História Bancária

A coleção “História Bancária” reúne peças, objetos e documentos que pertenceram ao Banco de Crédito Real de Minas Gerais. Esta coleção subdivide-se em categorias: Comunicação, Interiores, Objetos Pessoais, Medição, Trabalho, Processamento, Insígnias e Artes Visuais, dentre outras.

Itens mais vistos

Clique aqui para ver a coleção completa

O Museu do Crédito Real

Inaugurado no dia 22 de agosto de 1964, o Museu do Crédito Real conta e preserva a história do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, primeira instituição bancária do Estado. Idealizado por José Tostes de Alvarenga Filho, o museu funciona na antiga sede do banco, um edifício eclético datado de 1931.


Horário de Funcionamento:
Segunda-Feira, Quarta-feira e Sexta-Feira: 09h30 às 17h30

E-mail: museucreditoreal@secult.mg.gov.br

Avenida Getúlio Vargas nº 455 – Centro – Juiz de Fora – MG

Siga-nos nas redes sociais