Descrição
Cartão de formato retangular, com marca de dobradura no meio, com inscrições e desenhos feitos à nanquim e pintados com aquarela, em ambas as faces. Na face anterior, na marca da dobradura, é possível ver duas perfurações pelas quais passa a fita (vermelha) do laço preso ao cartão. Do lado esquerdo da marca da dobradura, ao centro, o desenho de uma paleta e, sobre ela, um coração, pintado de vermelho, e dentro dele, a inscrição “amor”. Acima do coração há uma representação de algo que remete à uma chama, em vermelho e nas laterais, linhas em nanquim e aquarela amarela. Acima e abaixo do coração, as inscrições “felicidade” e “saúde”, além da assinatura do autor, no canto inferior direito. Na parte inferior do papel, há a representação de um ninho com dois pássaros, que são pintados de amarelo, em um galho, que é pintado de verde. Na face posterior, do lado esquerdo, o desenho de uma paleta amarela com pincéis pintados de azul. Dentro da paleta há a inscrição “Guignard a Anita Fontenelle”. Na face posterior, do lado direito na parte superior, há a representação de um arco de folhas e flores coloridos em vermelho e verde com uma estrela amarela na parte central. Abaixo do arco, a inscrição “Anita”, em caneta hidrocor azul, apresentando esmaecimento da maior parte do escrito.
Abaixo, ao centro, há um coração vermelho, com uma chama amarela acima e inscrições no seu interior. Do seu lado direito, a representação de um bondinho e dois coqueiros e do lado esquerdo, a representação de uma construção similar à uma igreja e a assinatura de Guignard com datação de 1933. Abaixo do coração, há a seguinte inscrição em naquim: “Souvenir de la Penha. 1933”. O desenho é finalizado na parte inferior por um trem com vagões, formando um arco, em tons de vermelho e amarelo.
Do lado esquerdo da face posterior há a inscrição “O padre de ferro/Este homem não entendeu/O carater brasileiro/ Quiz deitar muita energia/ Acabou se dando mal/Antes deixar como está/paver como é que seria!/Murillo Mendes”. Abaixo da inscrição, do lado esquerdo há uma figura humana com hábito em tom de vermelho, amarrado na cintura por uma espécie de corda. Sobre sua cabeça há uma auréola amarela. A figura segura um livro em sua mão esquerda, próximo ao corpo, e uma vela na mão direita. No entorno da figura há linhas representando nuvens. Do lado direito da figura há a seguinte inscrição: “Pfui, Pfui, Pfui! Toca no pão!”.